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sábado, 24 de outubro de 2009

Teste " A FUGA "


Material: Caneta e papel.


Dificuldade: Difícil.


Objetivos:



  • Aprender a tomar decisões.

  • Favorecer a compreensão de textos.

  • Buscar alternativas e soluções para um problema.

Desenvolvimento: Deve-se desenvolver uma situação imaginária difícil (como sair de uma cela onde se está preso) para a qual existem diversas opções, mas apenas uma é a correta e será descoberta aplicando a lógica. Se escolher outra, sofrerá as consequências. No caso de não achar a solução, quando a pessoa estiver muito desorientada pode-se dar uma pequena dica.


Um amigo nosso foi para um país da África e teve a péssima idéia de ir colher tâmaras da palmeira real, a coisa mais proibida no país. Ele foi pego e condenado a duzentos anos de reclusão na prisão de máxima segurança do reino.


A prisão tinha quatro saídas, todas conectadas com a cela e cujas portas sempre estavam abertas. Agora, bem, entre a cela de nosso amigo e a liberdade havia uns quartos, cada um perigoso que o outro.


No primeiro quarto havia três ferozes e famintos leões: no segundo, mais de vinte serpentes venenosas esperando que alguma presa caísse: no terceiro, o teto era uma enorme lupa que multiplicava os raios de sol por mil e torrava tudo o que possasse por baixo dela; finalmente, no último quarto esperavam quatro guardiães de uma tribo de canibais que estavam cansados de só comer verdura.


O nosso amigo tinha que ir para Londres, a negócios, depois de alguns dias. Portanto, estudou o assunto e encontrou uma forma de fugir sem sofrer danos irreparáveis.


Como é que ele fez?


Solução: Escapou pela porta do quarto com a grande lupa no teto, mas logicamente à noite, quando a tal lupa tinha a mesma função que a de um teto normal e corriqueiro.

Um comentário:

  1. Nossa, realmente é muito inteligente e é uma questão de lógica, mas estamos tão preocupados em achar um modo de fugir que não pensamos no mais obvio e consequentemente correto.
    Gostei muito!

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