Lucasoou

Lucasoou
No blog do Lucasoou, você encontra os seguintes assuntos:

* Vídeos Motivacionais:
* Liderança
* Trabalho em Equipe
* Feedback
* Amizade
* Confiança
* Mundança Interna
* Desenvolvimento Pessoal
* Atitude
* Sucesso, Excelência
* Densenvolvimento de Projeto
* Criatividade
* Assédio Moral e outros ...

Seguidores

domingo, 4 de outubro de 2009

O PROBLEMA DOS BOATOS

Há alguns anos atrás, pesquisa patrocinada pela empresa americana de consultoria: Towers, Perrin, Forster & Crosby, de New York, faz um levantamento representativo de um universo de 10 mil empregados, no qual foi revelado que 40% deles acreditavam em boatos.

Aliás, a maneira mais rápida, barata e eficiente de se avaliar a qualidade do sistema de comunicações de uma empresa é ouvir, informalmente, o que dela dizem seus funcionários.

Quando não se estabelecem canais adequados de informações descendentes, ascendentes e horizontais, os funcionários da empresa criam e estabelecem seus próprios sistemas informais de comunicações. E é justamente nesse contexto confuso e indefinido que surgem, prosperam e se disseminam os boatos e rumores infundados.

A empresa, função da intensidade e proximidade de contatos interpessoais, é um campo fértil para a proliferação de boatos. Por isso mesmo, a organização deve adotar providências no sentido de diminuí-los sensivelmente.

Sabe-se que é praticamente impossível eliminar de vez os boatos na organização. Entretanto, podem ser minimizados a um nível que não prejudique a produtividade da empresa e o andamento da dinâmica empresarial. Para que isso aconteça, as raízes dos boatos devem ser combatidas, entre outras, pelas seguintes medidas:

* Estruturar um plano adequado eficaz de comunicações aos colaboradores, procurando transmitir segurança, clareza e objetividade quanto às políticas e instruções da empresa.
* Reduzir ao máximo os focos de " profissionais do boato".
* Estimular as comunicações diretas aos colaboradores.
* Na medida do possível, atender às queixas e reclamações legítimas dos empregados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O mapa mostra a localidade dos visitantes do blog.